quinta-feira, 21 de julho de 2011

Generalidades sobre a Lei do Inverso do Quadrado da Distância


Generalidades sobre a LIQD
Na física, uma lei do inverso do quadrado é qualquer lei que estabelece que uma quantidade física específica ou intensidade é inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte daquela quantidade física.


Essa lei geralmente aplica-se quando alguma força, energia, ou outra quantidade conservada é irradiada radialmente a partir de uma fonte puntual.


Desde que a área superficial de uma esfera (4πr 2) é proporcional ao quadrado do raio, assim que a radiação emitida afasta-se da sua fonte, ela deve se espalhar por uma área que é proporcional ao quadrado da distância dessa fonte.
Portanto, a radiação passando através de qualquer unidade de área é inversamente proporcional ao quadrado da distância da fonte puntual.


Onde se observa essa lei?


Gravitação
Força gravitacional
F_r = \frac{GMm}{r^2},


Eletrostática
Força elétrica


F = k_\mathrm{e} \frac{q_1q_2}{r^2}


Campo elétrico
E = {1 \over 4\pi\varepsilon_0}\frac{q}{r^2}.


Acústica
Pressão sonora de uma frente de onda esférica

p \propto \frac{1}{r} \,


Velocidade de uma partícula nessa frente de onda esférica

v \propto \frac{1}{r} \,


Intensidade sonora

I = pv \propto \frac{1}{r^2}. \,


Luz e outras radiações eletromagnéticas
Intensidade luminosa é igual à potência dissipada sobre a área irradiada.


I = \frac{P}{A} = \frac{P}{4 \pi r^2}. \,

Com o auxílio de um LDR (Light Dependent Resistor) é possível medir a intensidade luminosa de uma fonte puntual posicionada a uma distância fixa do LDR, por exemplo.


Um LDR (do inglês Light Dependent Resistor ou em português Resistor Dependente de Luz) é um tipo de resistor cuja resistência varia conforme a intensidade de radiação eletromagnética do espectro visível que incide sobre ele.



Um LDR é um sensor que converte a luz em valores de resistência. 

É fabricado com sulfeto de cádmio (CdS) ou seleneto de cádmio (CdSe). 
Sua resistência elétrica diminui quando a intensidade luminosa se eleva. Quando a intensidade da luz diminui, a resistência elétrica no LDR aumenta. 
Pode-se acoplar um multímetro ao LDR e medir a resistência elétrica em situações de escuridão e/ou na presença de luz intensa. 
Os resultados típicos para um LDR padrão são listados abaixo:
• Escuridão : resistência máxima, geralmente acima de 1MOhm.
• Luz muito brilhante : resistência mínima, aproximadamente 100 Ohm.
Assim, com o auxílio de uma escala (uma régua, por exemplo) pode-se deslocar uma fonte luminosa em direção a um LDR e pode-se coletar dados de resistência elétrica no sensor em função da distância de separação entre os dois.
De posse desses dados, pode-se calcular a intensidade da luz em função da distância.
A coleta de dados pode ser realizada de forma automatizada com o auxílio de uma placa de microcontrolador.
O microcontrolador open source Arduino, por exemplo, é uma excelente opção para quem deseja montar um experimento desse tipo e que tem em mente sistematizar o processo de coleta de dados.
Com o microcontrolador, pode-se acoplar o sensor LDR em uma protoboard, criar um circuito elétrico que permita fazer as medições de resistência no LDR e passar esses dados para o computador.
Programando-se adequadamente a placa Arduino, pode-se ainda obter o valor médio da propriedade medida sem a necessidade de remontar o experimento a cada medida feita.
Assim, é possível obter dados consistentes e fidedignos e abordar questões da Física de maneira inovadora e instigante, promovendo uma aprendizagem significativa de conceitos da física e integrando a tecnologia à sala de aula.
Mais sobre o Arduino e o experimento de verificação da Lei do Inverso do Quadrado da distância nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário